CTR candeias recicla entulhos da construção civil

A CTR candeias amplia sua área de atuação ao dar início a área de reciclagem de concretos e materiais cerâmicos, originados de demolições da construção civil. Pioneira no segmento em Pernambuco, a empresa instalou em Jaboatão dos Guararapes sua primeira Unidade para Beneficiamento de Entulho (UBE).

A instalação contou com investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão para atender construtoras em atividades na Região Metropolitana do Recife.

A operação da UBE consiste em separar os restos das demolições de obras, chamados de entulhos, numa triagem, onde detritos como madeira e metais são separados dos resíduos passiveis de reciclagem, conforme preconiza a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 307/2002. Daí, o material é encaminhado a um equipamento que transforma o concreto em areia e brita dos tipos 1 (com diâmetro máximo de 19 mm), e 2 (diâmetro máximo de 25 mm). Essa classificação ocorre numa peneira, utilizada após o processo de britagem.

Assim como a proposta da iniciativa, a máquina utilizada na Unidade de Processamento também segue a risca os preceitos de ser ecologicamente correta. Isso porque o equipamento funciona com sistema de combate ao excesso de poeira e de ruído. A grandiosidade do instrumento também está relacionada à sua capacidade de processar diariamente 100 toneladas deste tipo de resíduo.

Quando retornam à construção civil, o uso das britas e areias recicladas segue as instruções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo o órgão, o material deve ser usado em áreas menos complexas como construção de calçadas, revestimentos e aterros, sendo proibido o seu uso em peças estruturais, a exemplo de colunas.

O reaproveitamento do entulho é revertido em ganhos econômicos e ambientais a partir do aumento da vida útil da matéria prima. “A reciclagem gera a diminuição do desperdício de materiais de construção contribuindo com a mudança no cenário de degradação que estes resíduos podem causar ao meio ambiente. Com essa postura evita-se que esses materiais sejam depositados em aterros sanitários sem nenhum aproveitamento”, avalia o diretor técnico da CTR candeias, Fábio Lopes.

Sobre a empresa

A CTR candeias é uma das empresas pertencentes ao Grupo Ecopesa. Situada em Jaboatão dos Guararapes, a CTR é composta por um  Aterro Sanitário e Industrial, com uma Unidade de Tratamento de Efluente (chorume), célula de aterramento de resíduos impermeabilizada com manta de PEAD, garantindo a proteção das águas subterrâneas, além de uma Unidade de Gerenciamento de Resíduos e Centro de Educação Ambiental.

Atualmente, o aterro recebe lixo doméstico das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo de Agostinho, Moreno e Recife com capacidade máxima na primeira etapa de recebimento de 10.560.000 toneladas de resíduos. Hoje, o empreendimento faz o tratamento de aproximadamente duas mil toneladas por dia, incluindo lixo doméstico e os resíduos industriais não perigosos.

A central possui uma área de 70 hectares e a primeira etapa, que está em desenvolvimento, utiliza aproximadamente 50% da área licenciada. Em médio prazo, a CTR candeias vai ter a capacidade de geração de energia limpa a partir do biogás metano, com geração e venda de crédito de carbono.